quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

2009: Ano de definições e muitas eleições na Uneal

2009: Ano de definições e muitas eleições na Uneal.


Passado o período turbulento da greve e retomada as aulas, retomam-se também um período de (re)organização da Universidade. Pautando-se no que deixou de ser conquistado durante as últimas mobilizações teremos já durante esse primeiro semestre um número considerável de eleições para diversos cargos de direção e representação na instituição.

Uma das eleições mais esperadas e, com certeza, também uma das mais disputadas, será a eleição para Diretores de Campus. Todos os campi irão escolher seu diretor e vice-diretor a partir de uma votação conjunta de professores e alunos com peso de 50% a 50% entre os dois segmentos. Essa eleição é importante também por que, além debater a organização da universidade e o seu papel social, deve concentrar o debate também na avaliação da reitoria, obviamente “preparando” a eleição para reitor e vice-reitor, a acontecer no próximo ano.

No movimento estudantil espera-se que eleições não faltem, pois vários Centros Acadêmicos (CA´s) em Arapiraca já anunciaram articulações para fazer eleição nos próximos dias. Entre eles estão o de História, o de Geografia e o de Direito. Em Palmeira também se fala numa campanha massiva de formação de CA’s. O quadro não é diferente nos outros campi e espera-se que os debates se concentrem na articulação do movimento estudantil para que possamos construir uma forte mobilização com foco nas reivindicações estudantis (Assistência estudantil, bolsas de pesquisa, etc...) e na luta pelo urgente Concurso Público para professores.

Seguindo a linha de (re)organização do Movimento estudantil, ocorrerá também a eleição para uma nova gestão do Diretório Central dos Estudantes que promete dar um novo impulso a esse momento de organização independente dos discentes da Uneal.

Em junho é a vez de eleger (ou reeleger) os representes discentes no Conselho Superior da Univerdade (Consu). Maior órgão representativo da Universidade, o Consu não vem tendo a visibilidade que merece no meio estudantil. Vai ser a hora de corrigir as falhas anteriores e realizar uma eleição com muita mobilização e debate entre estudantes.

Além de tudo o que foi relatado ainda tem a proposta de organização de um Fórum Universitário (Fóruniv) com o objetivo de repactuar as bases da universidade e encerrar de uma vez por todas as picuinhas que só atrapalham a consolidação da Uneal como uma Universidade. Agressões são para os fracos, precisamos definir nossas funções e cumprir com as tarefas que o povo espera que uma universidade pública. Fazer pesquisa, fazer extensão e ter ensino de qualidade visando principalmente a transformação de uma sociedade excludente numa sociedade mais igualitária e desenvolvida.

Assim, vemos que a Uneal tem tudo para nesse processo de organização interna, construir a unidade necessária para reivindicar das forças externas (lê-se governo) as condições necessárias para a manutenção e o desenvolvimento da Uneal.

Em Defesa da Uneal!

2 comentários:

  1. Sobre a eleição de diretor de campus achein interessante esse comentário de que vão se debater tb a reitoria, não deveria, pois uma coisa é campus outa reitor. MA me disseram que em arapiraca deve ter três candidatos, um da reitoria, um do sindicato e o professor renan de biologia. acho estranho pq o prof renan é da linha de frente do sindicato. mas se for verdade que ele vai sair independente do sindicato ele se torna o melhor, ou menos ruim.

    ResponderExcluir
  2. muito boa essa reflexão, depois desse marasmo que foi a greve precisamos começar a pensar em como melhorar a universidade.

    Mas para o Carlos: cara tem que debater sobre a reitoria msmo, o cara num faz nada precisamos mudar de reitor na próxima eleição. Aqui em Palmeira só vai ter uma candidata porque o candidato do reitor desistiu.

    Mas por outro lado não tem ninguem competente entre os professores para ser reitor.

    ResponderExcluir