terça-feira, 25 de novembro de 2008

Resumo da Reunião com os Deputados Estaduais.

Resumo da Reunião com os Deputados Estaduais.

25/11/2008

Estivemos em Maceió numa reunião com o Presidente da Assembléia Legislativa Estadual (Dep. Fernando Toledo), e com Deputados representantes do governo (Alberto Sexta-Feira e Ricardo Nezinho) e da oposição (Paulão). Estavam presentes o Reitor, a Pró-reitora de Extensão e representantes dos estudantes. O Reitor informou que convidou o sindicato para esta reunião, mas o mesmo alegou não ter possibilidade de comparecer.

O debate central girou em torno da necessidade de inclusão de previsão orçamentária para atender as reivindicações da Universidade. Fomos informados que a Lei de Diretrizes Orçamentárias será apreciada e votada dentro das próximas semanas, e se não estiver expresso a destinação de recursos para investimento em estrutura da Uneal, despesas para com o concurso público para professores, bem como o aumento salarial dos docentes e a assistência estudantil, nenhuma dessas reivindicações terão êxito. Nem agora, nem no próximo ano, e dessa forma a Uneal estará mais ameaçada do que nunca.

Assim, fez-se necessário relembrar o compromisso que esses mesmos deputados afirmaram ter, que é o de Defender a Uneal. Lembramos que o governador descumpriu acordos e que essa postura do governo constrange os próprios deputados que participam das reuniões e avalizam as decisões do governador.

O líder do governo (Dep. Sexta-Feira) ressaltou que, referente a essas últimas negociações, o governador se comprometeu com os pontos da pauta referentes a estrutura (mobiliário de Palmeira e investimentos em laboratórios, bibliotecas e outros, por exemplo) e autorização para o concurso. Foi afirmado que não basta esse “comprometimento genérico” do governador, é preciso definição de prazos. Chega de dizer que “vai fazer”. Já não podemos esperar e precisamos saber até quando!

A questão salarial está ainda mais indefinida, já que o representante do governo alega que não tem como ser prevista uma posição antes de janeiro, já que a lei que obriga o pagamento dos 16,8% vincula a efetivação desse reajuste ao índice que mede o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e esse índice é medido a cada 4 meses e somente ao final do ano seria possível saber se o Estado cumpriu a meta.

Como encaminhamento ficou dos parlamentares realizarem uma reunião específica com o governo do Estado para cobrar o envio da previsão orçamentária que contemple os custos com o concurso para professores, investimento em estrutura da Uneal e com o aumento salarial dos professores. Os parlamentares também se comprometeram a dar celeridade aos processos referentes à Uneal (como PCC e emendas) para que os mesmos sejam aprovados a tempo.

Nesse caso é preciso uma “vigília” quanto ao envio da LDO. Precisamos garantir que nossas reivindicações sejam atendidas nessa lei. Assim, é preciso desde já aumentar a mobilização e a ação conjunta da comunidade acadêmica. Quanto mais divisão menos força teremos.

Sendo assim, é hora de todos Em Defesa da Uneal!

4 comentários:

  1. Entranho o sindicato dos professores da UNEAL, ter ser convidado e alegar não poder comparecer.
    Ou, será que o magnífico assistiu muito filme de ficção cientifica, e acha que os professores têm um tele-transporte, e quando ele fosse entrando na sala de reunião chamaria os professores e eles se tele-transportariam de Arapiraca a Maceió para a tal reunião.
    Talvez o reitor ache apenas que somos alunos manipuláveis.
    Pessoal somos alunos e dizer que não somos contra a greve, mas somos a favor da UNEAL é pura DEMAGOGIA, esse é o discurso do Reitor, alias nem sei se o magnífico é reitor ou advogado do governo.
    Que pela que somos nós que o colocamos cargo.
    O aluno que o defende ou não tem conhecimento de causa ou esta sendo beneficiado, pois ele não tem nenhum respeito por nós alunos.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos colocar pressão nesses professores, senão essa farra vai continuar por muito tempo!!!

    ResponderExcluir
  3. paulo rapaz, não é hora de bater em reitor nem em professores. Se o reitor diz que defende a Uneal então devemos cobrar dele uma postura condizente com o que ele diz. Se ele não fizer nada resolveremos com ele depois.
    o mesmo devemos fazer em relação aos professores que decretam greve e somem. vão pra casa ou vão viajar. Esses os estudantes vão guardar na memória. O deles está guardado! Rebanho de descompromissados.
    Mas quanto a voce colega, tome cuidado pra não ser voce o manipulado, mas pelo Luizinho! é ele o responsável pelo racha ent os movimentos e pela dificuldade de unificação.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que tá certo os alunos quando dizem que São a favor da luta em defesa da Uneal. Os professores mesmo dizem que a greve é só deles. Pq é que temos obrigação de ser a favor ou contra?

    ResponderExcluir